segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Sobre o 8o Congresso Anual do Screenwriting Research Network

O SRN - Screenwriting Research Network, ou Rede de Pesquisa em Roteiro, é um organismo que reúne pesquisadores, acadêmicos e roteiristas do mundo inteiro, para fomentar o intercâmbio intelectual e o desenvolvimento da área de Estudos de Roteiro em todo o mundo. Isso acontece em uma lista de emails e no Congresso Anual, que esse ano foi realizado na Leeds Beckett University, na Inglaterra.

Apresentei um trabalho oriundo de minha dissertação de Mestrado, a respeito de uma alternativa ao processo criativo hegemônico (eminentemente estrutural), baseada na noção foucaultiana de dispositivo. Mais do que um novo método de criação, esse estudo aponta para a necessidade de se colocar em perspectiva crítica diversas ferramentas dadas como "naturais" preconizadas pelos manuais de roteiro.

Enquanto muitos dos trabalhos apresentados em Leeds se questionavam sobre como ensinar Roteiro sem repetir regras e fórmulas desgastadas, ainda cultuamos gurus e autores de manuais de roteiro que nunca escreveram um filme (decente) sequer.

Essa foi apenas minha segunda participação em um Congresso do SRN, bastante para constatar como a área de Estudos de Roteiro - central não apenas como alicerce da indústria audiovisual, mas como também como horizonte teórico nas áreas de Cinema, Comunicação, Literatura e Linguagem - ainda engatinha no Brasil.

Em 2017, o 9o Congresso será realizado na Nova Zelândia.