segunda-feira, 30 de outubro de 2006

Sobre países e amores

["Like the fella says, in Italy for 30 years under the Borgias they had warfare, terror, murder, and bloodshed, but they produced Michelangelo, Leonardo da Vinci, and the Renaissance. In Switzerland they had brotherly love - they had 500 years of democracy and peace, and what did that produce? The cuckoo clock." Fonte: The Third Man, Inglaterra, 1946, roteiro de Graham Greene, dirigido por Carol Reed.]



Ele chegou em casa tarde, cansado de um exausto set de filmagens - era a ele, o diretor, a quem cabia a administração daquela enorme agremiação de egos inflados e vaidades. Entrou pela penumbra do apartamento, ligou a televisão para fazer companhia e entrou no chuveiro.

Uma voz familiar soava na televisão, um filme antigo. Deu tempo de voltar à sala, ainda pingando e enrolado em uma toalha, a tempo de ver Orson Welles dizer com sua bem-marcada voz, antes da interrupção comercial, que "na Itália, durante 30 anos sob os Borgias, houve guerras, terror, assassinatos, sangue. Eles produziram Michelangelo, Leonardo da Vinci e a Renascença. Na Suíça, tiveram amor fraternal, 500 anos de democracia e paz. E o que produziram? O relógio cuco".

Em épocas de eleições mornas, sem cabeça para a política que lhe ceifava salários e, principalmente, oportunidades, ele notou - ridiculamente nu, enrolado numa toalha e pingando - como Welles poderia ter razão também em outros domínios. Algumas de suas relações recentes tinham sido como a Itália dos Bórgias: breves, mas carregadas de paixões e dramas, visitas inesperadas no meio da noite, beijos na nuca e tapas na cara. Outras, no entanto, eram "Suíças" no que tange à tranqüilidade, campos eventualmente floridos e cujas chuvas não comprometiam a alta serenidade média.

Não que ele embutisse conscientemente algum juízo de valores nessa divagação... mas talvez no fundo sentisse falta de algum movimento em sua vida, que, na retórica geográfica de Welles, seria um Paraguai, onde nada marcante e genuíno parece ter ocorrido desde a última guerra. E não que fosse um pedido por outra era Bórgia, aliás, eram Suíças que a vida ensaiava, vez ou outra, trazer-lhe, ainda que com pouco sucesso nas últimas vezes.

Renascimentos, monalisas e capelas cistinas, ao contrário do relógio-cuco, não soavam em sua sala. E quando soou, ele notou que o filme já havia acabado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário